Este blog é destinado ao trabalho realizado pelo grupo de Meio Ambiente da UNIFACS, formado por Ana Caroline Baleeiro,Charles Henry, Daniel Eloy, Emerson Dias e Fabio Henrique, cujo objetivo é expor as condições do Meio Ambiente de Feira de Santana e Santo Estêvão, bem como as ações sustentáveis adotadas em prol do Meio Ambiente.
terça-feira, 28 de maio de 2013
Copa 2014
Eventos como a Copa do Mundo de futebol traz muitos benefícios para o país, mas também traz consigo muitas preocupações, uma dessas preocupações é a quantidade de carbono emitida.A Copa do Mundo de Futebol de 2014 vai resultar na emissão de mais de 11 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente, de acordo com estudo divulgado hoje (10) pela consultoria Personal CO2Zero. Além do próprio evento esportivo, o estudo considera a etapa de preparação, incluindo a construção e reforma de estádios, a infraestrutura do entorno e o deslocamento internacional.A quantidade equivale a 46.946 hectares de floresta para sequestro futuro de carbono, cerca de 34,5% do Pantanal, ou ao consumo de energia de 181.254 domicílios brasileiros pelo período de um ano. “Nós estamos falando aí de um terço do Pantanal”, destacou Daniel Machado, consultor responsável pelo estudo, em entrevista à Agência Brasil.De acordo com o estudo, entre as cidades mais emissoras estão São Paulo, Salvador, Natal e Rio de Janeiro. Juntas, elas respondem por 56,7% das emissões estimadas. A cidade que menos polui, de acordo com o relatório, é Recife.Considerando somente os dias dos jogos no Brasil, os deslocamentos das delegações e do público dentro do país, as emissões alcançarão mais de 3 milhões de toneladas. Segundo o relatório, isso equivale a mais de 12 mil hectares de floresta ou a 9,3% do Pantanal.O estudo considera que as 3,6 milhões de pessoas esperadas para a Copa, das quais 3 milhões são brasileiros e 600 mil estrangeiros, provocarão emissões de mais de 5 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente.
É preciso pensar ações que diminuam a emissão de gases que são nocivos a população e com amenizar os pontos negativos de um evento de grande porte como é a copa do mundo.
Fonte:http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/copa-de-2014-vai-emitir-mais-de-11-milhoes-de-toneladas-de-g
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário