sexta-feira, 26 de abril de 2013

Tráfico de animais


Tráfico de animais: <http://lifeanimal.files.wordpress.com/2010/04/nao-ao-trafico-de-animais1.jpg>

Hoje falaremos de outro assunto muito importante e que deve também ser tema de debates pelas autoridades competentes em união com o governo do federal, tal tema é o tráfico de animais, recentemente, um homem foi preso em Feira de Santana, traficando mais de 400 pássaros silvestres ameaçados de extinção.
As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na capital baiana, na manhã desta quinta-feira dia 18/04/13. Os pássaros traficados por este indivíduo são o Azulão, Tico-tico-rei, Cardeal e Pintasilgo do Nordeste este ameaçado de extinção.

Pássaros foram apreendidos em caixas de madeira dentro de carro, em Feira de Santana, na Bahia. (Foto: Lílian Marques/ G1)
Pela foto acima podemos ver que os animais eram maltratados, inclusive o transporte era feito em um veículo do modelo Celta, com a quantidade de pássaros que eram transportados mais a presença de algumas pessoas acabava dificultando a circulação do ar e por este e outros motivos alguns pássaros chegaram mortos, o homem foi descoberto em uma blitz realizada pela polícia federal e deve pagar uma multa por cada pássaro apreendido e uma fiança para sair da delegacia. A minha opinião, acho pouco, deveria ter que cumprir pena por este crime, mas infelizmente não funciona assim, só nos resta torcer para sempre capturar estes indivíduos e que eles paguem por seus delitos.

Pintasilgo do Nordeste, uma das epécies traficadas: <http://farm9.staticflickr.com/8014/7452393326_5bbe14e559_z.jpg>

Fontes:

Homem é preso por tráfico de mais de 400 pássaros silvestres na Bahia
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/04/homem-e-preso-por-trafico-de-mais-de-400-passaros-silvestres-na-bahia.html

Mais de 600 animais silvestres são apreendidos por entidades na BA
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/04/mais-de-600-animais-silvestres-sao-apreendidos-por-entidades-na-ba.html

domingo, 21 de abril de 2013

Seca

A seca no nordeste é um tema muito delicado e que deve ser debatido com intuito de levar melhorias e soluções por parte do governo municipal, estadual e federal.

Na região metropolitana de Feira de Santana, podemos ver enormes problemas decorrente da seca, a falta de água traz um atraso no desenvolvimento agrícola e na criação dos animais, com esse atraso econômico o nordeste configura-se como uma região de miséria fazendo com que a população tenha que andar horas e horas no sol do sertão para pegar água que na maioria das vezes é de baixa qualidade, o que acaba gerando doenças. Estes problemas na região rural geram impactos nos grandes centros urbanos, tais impactos podem ser vistos no aumento nos valores dos produtos agrícolas.

Semana passada, dia (15) de Abril, representantes de trabalhadores rurais fizeram um movimento para que o governo tome providências para diminuir os danos causados pela seca, tais medidas estão a distribuição de cestas básicas, frente de trabalho, perdão das dívidas, construção de açudes, limpeza de tanques, além da construção de barragens subterrâneas, entre outras.

Como protesto os trabalhadores rurais jogaram carcaças de animais mortos decorrentes da seca em frente ao Banco do Nordeste, localizada na rua Conselheiro Franco, pedindo celeridade na resolução das propostas pois as soluções ainda não saíram do papel.
Figura 1


Figura 2

Fontes consultadas:

FEIRA protesta pedindo providências contra seca e joga carcaças no BNB:

Seca no nordeste:

Deputado Carlos Geilson:

Ação de sustentabilidade plantará 13 mil árvores



Para compensar parte das emissões de gases de efeito estufa nos circuitos Dodô e Osmar durante o carnaval, uma ação de sustentabilidade resultou no plantio de 13 mil mudas de árvores, que logo serão notadas em áreas de vegetação degradada.

As mudas, de espécie Mata Atlântica, serão plantadas pelo Instituto Fábrica de Florestas (IFF), no Parque São Bartolomeu e no Vale do Rio Jaguaribe. O início do plantio, conforme informações da IFF, deve ocorrer nos períodos chuvosos que fica entre abril e agosto, deste ano, para garantir melhor aproveitamento das mudas. O investimento no projeto fica em torno de R$ 123 mil, somando o monitoramento da Cetrel e o plantio e manutenção da Braskem e IFF. A ação faz parte de um projeto piloto de monitoramento da qualidade do ar realizado pela Braskem e Cetrel, em parceria com a Secretaria Cidade Sustentável e IFF.

A qualidade do ar respirado pelos foliões, entre os dias 06 e 13 de fevereiro, foram monitorados. Em geral, foram verificados poluentes convencionais, como Dióxido de Enxofre e Óxidos de Nitrogênio, como Material Particular Inalável. Utilizando a ferramenta GHG Protocol, também foram contabilizadas as emissões veiculares dos trios elétricos e carros de apoio.

Sobre a quantidade de mudas a serem plantadas, é determinada pela ONU, que avalia a proporção de que uma árvore absorva cerca de 10 kg de Dióxido de Carbono (CO²) por ano. Como no carnaval foram emitidas 129,133 toneladas deste gás, serão necessárias 12919,3 mudas para compensação.


Ações efetivas pela sustentabilidade!!


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Introdução ao Meio Ambiente

Antes de começarmos nossas postagens sobre o meio ambiente, vamos introduzir uma questão fundamental, o que é o meio ambiente

Algumas pessoas, ao serem questionadas sobre o conceito de meio ambiente, respondem como sendo um local que possui muitas árvores, vegetação, animais, enfim, caracterizam meio ambiente como uma mata, fazenda, entre outros locais que realmente fazem parte do meio ambiente, mas não são somente esses locais, o centro da cidade também é um meio ambiente, locais urbanizados, mesmo que não possuam vegetação aparente, também é caracterizado como o meio ambiente, portanto esses espaços públicos que estamos nos referindo possui suas interferências tais como a relação politica, econômica e social e estas relações trazem problemas para a sociedade, e com isso podemos contribuir para tentar resolver alguns problemas, tais problemas que serão tratados no dia-a-dia deste blog, visando uma tentativa de modificar este cenário, ou pelo menos conscientizar uma pequena parte da população sobre problemas reais que encontramos atualmente.

Deixando a introdução de lado vamos ao conceito do que é o meio ambiente, navegando pela internet, um conceito chamou  a nossa atenção, tal conceito segue abaixo:


"A expressão meio ambiente (milieu ambiance) foi utilizada pela primeira
vez pelo naturalista francês Geoffrey de Saint-Hilaire em sua obra Études
progressives d´un naturaliste, de 1835, onde milieu significa o lugar onde está
ou se movimenta um ser vivo, e ambiance designa o que rodeia esse ser..." 


(Texto retirado da apostila da OAB, O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, SILVA C. T) <http://www.oab.org.br/editora/revista/revista_08/anexos/o_meio_ambiente_na_constituicao_federal.pdf>


Então todos os locais onde existe a presença de um ser vivo e um local que rodeia esse ser é considerado como meio ambiente e a partir disso surge as mudanças, pois o ser humano nunca está parado, sempre inventando, construindo, modificando e o principal, poluindo.

Para começar, um dos integrantes do nosso grupo é residente de uma cidade chamada Santo Estêvão, este integrante registrou uma foto que mostra o descaso da população, onde há uma mistura de lixo doméstico com entulhos de construção civil, que é muito comum de se encontrar.

Figura 1 (Rua localizada em Santo Estêvão)

Para não prolongar mais esta postagem, gostaríamos de agradecer a Professora Sâmia pela ideia de montar um projeto que irá, pelo menos tentar, conscientizar e alertar aos alunos e a comunidade dos problemas que enfrentamos no local onde vivemos, e agradecer também a todos que acompanham este blog. Esperamos que gostem do conteúdo. 

Atenciosamente,

Ana Caroline Baleeiro;
Charles Henry;
Daniel Eloy;
Emerson Dias;
Fabio Henrique.