domingo, 21 de abril de 2013

Ação de sustentabilidade plantará 13 mil árvores



Para compensar parte das emissões de gases de efeito estufa nos circuitos Dodô e Osmar durante o carnaval, uma ação de sustentabilidade resultou no plantio de 13 mil mudas de árvores, que logo serão notadas em áreas de vegetação degradada.

As mudas, de espécie Mata Atlântica, serão plantadas pelo Instituto Fábrica de Florestas (IFF), no Parque São Bartolomeu e no Vale do Rio Jaguaribe. O início do plantio, conforme informações da IFF, deve ocorrer nos períodos chuvosos que fica entre abril e agosto, deste ano, para garantir melhor aproveitamento das mudas. O investimento no projeto fica em torno de R$ 123 mil, somando o monitoramento da Cetrel e o plantio e manutenção da Braskem e IFF. A ação faz parte de um projeto piloto de monitoramento da qualidade do ar realizado pela Braskem e Cetrel, em parceria com a Secretaria Cidade Sustentável e IFF.

A qualidade do ar respirado pelos foliões, entre os dias 06 e 13 de fevereiro, foram monitorados. Em geral, foram verificados poluentes convencionais, como Dióxido de Enxofre e Óxidos de Nitrogênio, como Material Particular Inalável. Utilizando a ferramenta GHG Protocol, também foram contabilizadas as emissões veiculares dos trios elétricos e carros de apoio.

Sobre a quantidade de mudas a serem plantadas, é determinada pela ONU, que avalia a proporção de que uma árvore absorva cerca de 10 kg de Dióxido de Carbono (CO²) por ano. Como no carnaval foram emitidas 129,133 toneladas deste gás, serão necessárias 12919,3 mudas para compensação.


Ações efetivas pela sustentabilidade!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário