Antes de começarmos nossas postagens sobre o meio ambiente, vamos introduzir uma questão fundamental, o que é o meio ambiente ?
Algumas pessoas, ao serem questionadas sobre o conceito de meio ambiente, respondem como sendo um local que possui muitas árvores, vegetação, animais, enfim, caracterizam meio ambiente como uma mata, fazenda, entre outros locais que realmente fazem parte do meio ambiente, mas não são somente esses locais, o centro da cidade também é um meio ambiente, locais urbanizados, mesmo que não possuam vegetação aparente, também é caracterizado como o meio ambiente, portanto esses espaços públicos que estamos nos referindo possui suas interferências tais como a relação politica, econômica e social e estas relações trazem problemas para a sociedade, e com isso podemos contribuir para tentar resolver alguns problemas, tais problemas que serão tratados no dia-a-dia deste blog, visando uma tentativa de modificar este cenário, ou pelo menos conscientizar uma pequena parte da população sobre problemas reais que encontramos atualmente.
Deixando a introdução de lado vamos ao conceito do que é o meio ambiente, navegando pela internet, um conceito chamou a nossa atenção, tal conceito segue abaixo:
"A expressão meio ambiente (milieu ambiance) foi utilizada pela primeira
vez pelo naturalista francês Geoffrey de Saint-Hilaire em sua obra Études
progressives d´un naturaliste, de 1835, onde milieu significa o lugar onde está
ou se movimenta um ser vivo, e ambiance designa o que rodeia esse ser..."
(Texto retirado da apostila da OAB, O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, SILVA C. T) <http://www.oab.org.br/editora/revista/revista_08/anexos/o_meio_ambiente_na_constituicao_federal.pdf>
Então todos os locais onde existe a presença de um ser vivo e um local que rodeia esse ser é considerado como meio ambiente e a partir disso surge as mudanças, pois o ser humano nunca está parado, sempre inventando, construindo, modificando e o principal, poluindo.
Para começar, um dos integrantes do nosso grupo é residente de uma cidade chamada Santo Estêvão, este integrante registrou uma foto que mostra o descaso da população, onde há uma mistura de lixo doméstico com entulhos de construção civil, que é muito comum de se encontrar.
![]() |
Figura 1 (Rua localizada em Santo Estêvão) |
Para não prolongar mais esta postagem, gostaríamos de agradecer a Professora Sâmia pela ideia de montar um projeto que irá, pelo menos tentar, conscientizar e alertar aos alunos e a comunidade dos problemas que enfrentamos no local onde vivemos, e agradecer também a todos que acompanham este blog. Esperamos que gostem do conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Caroline Baleeiro;
Charles Henry;
Charles Henry;
Daniel Eloy;
Emerson Dias;
Fabio Henrique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário